Feiticeiras

Autor: Bruno Dantas
Guia de Classes - Feiticeiras

Índice:

1 - Começando com uma Feiticeira

2 - Perguntas Frequentes

3 - Evoluindo uma Feiticeira

4 - O Papel de uma Feiticeira

 

1 - Começando com uma Feiticera

1.1 - Básico

Feiticeiras podem ser de 5 tipos: Morcego, Raposa, Gazela, Coelho e Gato. Não há diferença nos atributos, apenas na aparência.

Guia de Classes - Feiticeiras

- Possuem Mascotes que lhe acompanharão na jornada.
- Assim como Bárbaros, possuem duas formas: Humanóide e Raposa.
- Podem ser apenas do sexo feminino.
- A feiticeira possui dois tipos de danos: Mágico na forma Humanóide e Físico na forma Raposa.
- Para se desbloquear habilidades, é preciso fazer uma missão chamada Cultivo, feitas nos níveis terminados em "9" (9, 19, 29, 39, 49, etc). Porém, existem habilidades de curar, reviver e capturar mascotes que só podem ser utilizadas após fazer uma missão específica.

1.2 - Expressões do Jogo

1) Mob: Monstro.
2) Quest: Missão
3) Boss: Chefe.
4) Skill: Habilidade.
5) Noob: Iniciante ou Inexperiente.
6) Dg: Caverna onde as pessoas vão para fazer Missões. Os participantes ganham experiência, alma e um símbolo. Geralmente são acessadas em níveis iguais aos do cultivo.
7) Buff: Magias de efeito que podem variar desde aumentar seu ataque mágico a causar dano de fogo. Bárbaros possuem vários buffs, tanto na forma tigre como na humanóide. Ex: Inspirar (Aumenta o HP do Grupo). É o contrário de Debuff, os efeitos negativos.
8) Lurar: significa que selecionar um monstro dentre vários e fazer com que apenas ele venha, e não todos. Aprenderemos mais sobre esta arte na seção "Lurando".
9) Party: "Grupo". Pode ser abreviado como "pt". Para Acessar a tabela do grupo, aperte T (ou Alt+T)
10) PvP: "Player vs Player" = Jogador Vs Jogador
11) PvM: "Player vs Monster" = Jogador Vs Monstro

2 - Perguntas Frequentes

2.1) Qual arma devo usar e onde obtenho uma?

Feiticeiras usam Instrumentos Mágicos, porém existem Feiticeiras que usam um tipo de armadura diferente, que permite usar armas como Machados, Marretas e outras. Inicialmente, use armas e equipamentos mágicos.
Por volta do nível 60~80, quando tiver mais domínio sobre o jogo, pode escolher com mais cuidado, pois usar armaduras leves não é algo recomendado para Iniciantes. Você pode encontrar armas no NPC Ferreiro ou ganhar em missões. Porém, existem outros tipos de armas que você conhecerá apenas em níveis mais altos.

2.2) Onde obtenho as Habilidades?

Em qualquer NPC que tenha o nome "Feiticeira Mestre". Elas podem ser encontradas em várias cidades espalhadas pelo Mapa. Para obter e atualizar habilidades, é preciso uma quantia de alma e moedas.

Guia de Classes - Feiticeiras

2.3) O que é build? Como Faço?

Build é a forma de distribuir pontos ganhos a cada vez que você sobe de nível (5). Sua Build definirá o tipo de armadura e uma série de fatores como Ataque, Defesa e outros. Por isso, tenha cuidado na hora de colocar seus pontos.

2.4) Qual a mascote ideal? Como adquiro?

Existem uma infinidade de mascotes para se adquirir. Para saber se o monstro é domesticável, veja o símbolo que acompanha seu nome. Porém, existem mascotes que são melhores, de acordo com a opinião geral. Confira alguns:

Guia de Classes - Feiticeiras
Vespão Venoso

Nível Inicial: 8
Onde Capturar?
Arredores da Vila do Bambu (375 334). Eles ficam no ar, mas alguns ficam perto do chão, possibilitando que você capture sem precisar de uma montaria voadora.

Guia de Classes - Feiticeiras
Guarda de Lava

Nível Inicial: 17
Onde Capturar?
Arredores do Galpão dos Lenhadores (486 963)

Guia de Classes - Feiticeiras
Peixe-Dragão Azul

Nível Inicial: 80
Onde Capturar?
Lago ao lado do Monte Perfumado (627 593). Este é a melhor mascote aquática. Fica ao seu critério escolher a mascote antes de tê-la.

Existem outras duas mascotes consideradas lendárias. Uma delas é perfeita para juntar monstros, participar do Crepúsculo ou de Dungeons. O outro é o melhor para PvP. Trata-se do Hércules e da Fênix:


Hércules

Nível Inicial: 1
Como Obter?
Para ter um Hércules, você precisa do Bilhete de Hércules, que pode vir em baús vendidos na loja de GOLD. Ou pode forjar no NPC Vovó Nanda Morris, caso tenha 9999 do item Poder de Hércules, conseguido em baús vendidos na loja de GOLD.

Guia de Classes - Feiticeiras
Fênix

Nível Inicial: 1
Como Obter?
Para ter uma Fênix você precisa do Bilhete de Fênix, que pode vir em baús vendidos na loja de GOLD. Ou pode forjar no NPC Vovó Nanda Morris, caso tenha 9999 Penas de Fênix, conseguidas em baús vendidos na loja de GOLD.

3 - Evoluindo uma Feiticeira

P.S: Tabela não inclui as habilidades de níveis 79 e 100
Guia de Classes - Feiticeiras

Feiticeiras possuem dois modos. Inicialmente você escolherá um dos modos e, se quiser, terá a oportunidade de evoluir mais habilidades por volta do nível 90. Como Mostra na Tabela acima, caso você escolha o modo humanóide, aconselho ter as habilidades marcadas com vermelho e lilás. Se optar pela raposa, as demarcadas em azul e lilás. Perceba que existem habilidades que, mesmo você escolhendo ser somente de um modo, utilizará habilidades na outra por serem indispensáveis. Geralmente feiticeiras humanóides optam por builds mágicas (padrão) e leves. Já as raposas ficam com a leve/pesada.

Alguns comentários sobre habilidades:

Enxame de Ferroadas: sua habilidade com menor poder de ataque mágico, porém muito efetiva. Conjuração e MP baixos fazem dela uma das habilidades que você mais usará. Aprimore-a.

Enxame de Rochedo de Ferro: perfeita para evoluir e para o PvP. Não deixe de aprimorar. Quando estiver juntando monstros, sempre use esta habilidade, pois ela faz com que sua mascote tenha golpes mais fortes, fazendo que o monstro não vire para atacar você. Já no PvP, esta habilidade combinada com o sangramento fará um grande estrago, principalmente em classes mágicas.

Enxame Chamuscante: possui dano baixo, porém continuo. Aconselho inicialmente a priorizar outras habilidades. Mais adiante, quando sobrar alma, é uma boa opção.

Enxame Glacial: causa um dano inicial e um debuff de água contínuo. Esta habilidade possui um dano alto se comparação a outras habilidades, porém consume 1 chi, o que não permite usar com tanta freqüência. Recomendo melhorá-la quando possível.

Enxame Primitivo: Causa um dano inicial e um debuff de madeira contínuo e em área! Habilidade perfeita para Guerras Territoriais. Consome muito dinheiro e alma. Aconselho priorizar habilidades principais e, caso sobrem almas, escolher esta habilidade.

Praga dos Gafanhotos: Sua habilidade em área de nível 59 causa um dano alto, lacrando e paralisando seus inimigos. É essencial para Guerras Territoriais. Esta habilidade consome muita alma. Deixe para evoluí-la por volta do nível 80 – a não ser que sinta a necessidade para Guerras ou PvP.

Maestria de Madeira: Uma habilidade passiva. Inicialmente, não terá muito efeito. No nível 5~10, a habilidade se torna bem notável. Evolua alguns níveis até o nível 60 e, durante os 70 e 80, deixe em nível 10.

Vigor: Recupera uma quantidade de HP. Esta habilidade é essencial para qualquer Feiticeira. Sempre tenha alma suficiente para esta habilidade, e evolua sempre que liberar. Economiza poções e evita que você fique sentando para recuperar HP/MP. Você pode combinar esta habilidade com a Harmonia, para sempre ter MP, ou vice-versa.

Apoio: Mesmo que o Vigor, mas recupera MP.

Harmonia: Troca HP por MP, fazendo essa habilidade um "salva-vida", seja no PvP ou qualquer situação inusitada. Esta habilidade não lhe deixará morrer, mantendo-o vivo por um tempo extra. Ela consome 1 barra de chi ou uma quantia menor que você possuir, e faz com que você economize tanto poções de HP quanto de MP. Mas você raramente terá barras de chi para gastar assim.

Chamado da Raposa: Alterna do modo humanóide para o raposa. Caso decida ser uma feiticeira modo Raposa, sempre atualize esta habilidade. Já as Feiticeiras que não gostam muito do modo, use esta habilidade para aumentar sua defesa para fugir de um chefe, por exemplo. A maior utilidade desta habilidade é descoberta quando você chega aos alinhamentos imortal/demoníaco. Você aumenta muito sua defesa física ou sua velocidade em 60% (Combinado com o Traje de Flores, faz com que você corra aproximadamente a 10,5 m/s, praticamente uma montaria).

Traje de Flores: Uma habilidade com apenas três atualizações. Recomendo não deixar de evoluir esta habilidade pois velocidade é um dos maiores atrativos de uma feiticeira. É útil tanto para andar mais rápido quanto para fugir.

Banir: no PvM, você raramente usará. No PvP e em Guerras, é essencial. Remove todos os buffs do seu oponente, fazendo com que aquele Bárbaro todo “buffado” fique muito mais fraco depois da combinação exílio + ferir. Evoluir esta habilidade influencia no tempo de recarga. No nível 1, você espera muito para usá-la novamente. Evolua apenas se sentir a necessidade ou quando começar a ir em guerras territoriais.

Ferir: Aumenta o dano sofrido. Simplesmente uma habilidade feita para Crepúsculo ou Guerras Territoriais. Sempre que estiver acabando com algum chefe, fique de olho para usar esta habilidade. Recomendo maximizá-la em 60, quando começar a ir ao Crepúsculo.

4 - O papel de uma Feiticeira

4.1 - Lurando:

Muitas vezes, em Dungeons e Crepúsculo, pedirão para você "lurar". Parece complicado mais é muito simples. O objetivo de “lurar” é puxar um único monstro cercado de outros, permitindo ao grupo matar um por um. Quer um exemplo? Veja a imagem:

Guia de Classes - Feiticeiras

Primeiramente, você deve escolher um monstro para lurar. Aconselho um com boa resistência, ou que tenha uma velocidade alta. Primeiro, Invoque a mascote e pegue o alvo do monstro escolhido.
Mande o mascote no monstro desejado e fique atento. Tenha certeza que o seu monstro acertou o monstro e, logo em seguida, recolha a mascote clicando no seu ícone na barra de atalhos. Ao mesmo tempo que recolhe a mascote, clique novamente no monstro para assegurar que caso o monstro vier e lhe atacar. A mascote estará lá para lhe ajudar.

4.2 - Dicas no PvP

Contra Guerreiros: a maior dificuldade de uma Feiticeira é o stun e o ataque físico. O Guerreiro sempre tentará lhe deixar imóvel e nocautear o mais rápido possível. Por isso, sempre mantenha distância e o paralise. Note que, quando o Guerreiro estiver de Sutra interior ou exterior (mágico ou físico), isso faz com que ele fique com Defesa Mágica Alta/ Defesa Física Baixa ou vice-versa. Em caso de mágico alto, reduza defesa e dê sangramento. Em caso de sutra físico, use habilidades mágicas que com certeza, matarão o Guerreiro facilmente.

Contra Magos: Essa classe certamente tentará matar sua mascote. Então tente atordoá-lo e fazer com que leve o sangramento da mascote o mais rápido possível. Reduza a defesa para aumentar o dano físico da mascote e lembre-se de que, em níveis altos, Magos possuem muita defesa, tanto mágica quanto física. Facilitará muito sua vida usar a combinação Exílio + Ferir.

Contra Arqueiros: uma das classes com que a Feiticeira tem mais dificuldade. Contra eles, a maior parte das vezes vence quem "pega primeiro". A Feiticeira, combinando danos mágicos mais o sangramento, fazem com que o Arqueiro morra rápido. Porém, caso um Arqueiro use a Flecha Mortal + atordoamento ou paralisia, você será um alvo fácil.

Contra Sacerdotes: assim como os Magos, Sacerdotes usarão a habilidade de sono que o manterá paralisado enquanto não receber um acerto. Durante esse tempo, é costume matar sua mascote, tornando impossível derrubar o Sacerdote. Ele pode curar e se tornar, literalmente, uma "rocha". Por isso, sempre que um Sacerdote estiver acumulando muitas preces, use a combinação Exílio+Ferir. Sempre que possível, tente combinar o sangramento da mascote com seu atordoamento, fazendo com que o Sacerdote leve mais dano antes que o efeito se dissipe.

Contra Bárbaros: Sendo a classe com maior resistência, é sempre difícil para a Feiticeira (com o menor dano mágico do jogo) matar uma classe como esta. Por isso, sempre use a combinação Exílio+Ferir e use o máximo de debuffs possíveis. Assim como contra Guerreiros, sempre mantenha distância.